1976: As coisas estão mais ou menos na mesma. No entanto, um tipo do Barreiro que conheci nesse Verão, enviou-me uma caixa com uma vintena de k7s, onde se encontravam 'Blood On The Tracks', 'Who's Next', 'Déjà Vu', a BSO do Woodstock, Kraftwerk, Hendrix e outras coisas que já não me lembro. A minha discoteca pessoal (composta por 3 vinis dos Beatles e umas 5 ou 6 dezenas de k7s) aumentava e melhorava consideravelmente.
Lá por fora, as coisas continuam cinzentas e a pedir um bom pontapé no rabo. Stevie Wonder edita o seu último grande álbum. Os anos 80 e 90 seriam desastrosos para um dos músicos mais influentes de 70. O Pub Rock antecipa o Punk com os Dr. Feelgood, Kilburn & The High Roads e os 101'ers, mas o disco a escutar era Howlin' Wind de Graham Parker. Bowie, afundado em cocaína e no projecto The Man Who Fell To Earth, reinventa-se mais uma vez e grava Station To Station, um disco de apenas 6 canções que aponta para uma porta que seria aberta no ano seguinte. É um disco imperfeito e pouco coerente, mas é o meu disco favorito de David Bowie.
Também Joni Mitchell e Tom Waits editam os meus discos favoritos dos respectivos catálogos (afinal, parece que o ano não foi tão mau como isso). O disco de Waits alterna entre o humor autodepreciativo e as narrativas capazes de fazer chorar as pedras da calçada. É o melhor disco de Waits antes de Swordfishtrombones e contém 2 das suas maiores canções. É a minha escolha para disco do ano. Apesar de Hejira.
O álbum dos Ramones é o disco mais importante do ano. Para muitos, marca o fim da década de 70 sem, contudo, marcar o início de 80. Percebe-se a ideia, mas não deixa de ser uma injustiça para uma das décadas que viu nascer um sem número de nomes e tendências que marcariam as décadas seguintes.
Hejira (Joni Mitchell)
Desire (Bob Dylan)
Ramones (Ramones)
The Modern Lovers (The Modern Lovers)
Kate and Anna McGarrigle (Kate and Anna McGarrigle)
Station To Station (David Bowie)
Small Change (Tom Waits)
Rastaman Vibration (Bob Marley & The Wailers)
Songs In The Key Of Life (Stevie Wonder)
Howlin' Wind (Graham Parker)
Sem comentários:
Enviar um comentário