quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Clube Portuense

Esta semana tive o privilégio de almoçar no Clube Portuense, na Rua Cândido dos Reis. Interessado que sou na história da cidade, não desconhecia a existência do Clube. Sobre a sua fundação em 1857 e suas raízes na vetusta e extinta Assembleia Portuense tivera já a oportunidade de ler as breves referências no interessante livro do Brigadeiro Nunes da Ponte "Recordando O Velho Porto".

Trata-se de uma casa a todos os títulos notável e impossível de descrever, tal a variedade de salões, de decoração, de gravuras, dos formidáveis estuques das paredes e dos tectos, as notáveis peças de mobiliário e o ambiente geral de uma solenidade de outras eras. O soalho range sob os passos que o percorrem, não por queixume, mas apenas em amena cavaqueira com o visitante.

Apenas se entra e já a escadaria de acesso deslumbra os olhos. A mesma pode ser vista na página inicial do sítio do Clube Portuense em www.clubeportuense.com

De tal forma o sítio impressiona e contagia que nem me importei nada com o facto de a comida não estar minimamente ao nível da grandeza do local. Mas ressalve-se o serviço, cordial e deferente, sem resvalar para o servilismo.

Parabéns ao Clube e aos distintos Sócios. E obrigado pelo convite. Valeu a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário