1974: A revolução chegou mas nem por isso o meu interesse pela música aumentou. Lá em casa entram singles dos Abba e do Demis Roussos (cortesia de uns tios emigrantes) e albuns do GAC e de Sérgio Godinho (juntamente com a gaivota que voava). Na escola, o panorama era um bocadinho melhor. Graças a um gravador manhoso que uma professora de desenho levava para as aulas, ouvi, pela primeira vez, Joan Baez e Dylan (folkie) a que não liguei puto. Nem a uma canção sobre um desgraçado de um pescador cantada pelo Juan Manuel Serrat. A única canção que me chamava a atenção e ficou na memória (porque pedia para a repetir vezes sem conta - sim, já nessa altura era uma melga com estas coisas) era o Partisan do Leonard Cohen.
Mas se em casa o panorama era mau, lá por fora era bem pior. O rock'n'roll está morto e enterrado. Bowie pica o ponto com o seu album mais fraco da década (mas mesmo assim, muito acima da concorrência), os Genesis destacam-se da boçalidade do prog apontando os caminhos por onde Gabriel iria seguir daqui a nada e os Kraftwerk atiram um ovni para o futuro, que seria agarrado pelo pessoal do hip-hop e da música de dança uns anitos mais tarde.
A folk britânica mantém viva a chama (os Steeleye Span também podiam estar aqui incluídos) e na América, três canadianos continuam a traçar o seu percurso negro e irregular (Cohen e Young) ou consistente e luminoso (Mitchell) que, no caso de Neil Young, virá a marcar uma geração 15 anos depois. Mais ao sul, na solarenga L.A., um copofónico com uma paixão por Jack Kerouac e com alma de Dean Martin apresenta-se ao mundo.
O álbum do ano é On The Beach, mas daqui a 5 minutos pode bem ser outro.
Diamond Dogs (David Bowie)
The Lamb Lies Down On Broadway (Genesis)
New Skin For The Old Ceremony (Leonard Cohen)
On The Beach (Neil Young)
I Want To See The Bright Lights Tonight (Richard and Linda Thompson)
Like An Old Fashioned Waltz (Sandy Denny)
The Heart Of Saturday Night (Tom Waits)
Grievous Angel (Gram Parsons)
Autobahn (Kraftwerk)
Court And Spark (Joni Mitchell)
Sem comentários:
Enviar um comentário