Depois veio a matéria de facto. DRC desunhou-se para demonstrar que a sua tese de que o homem da Prosegur devia e podia estar ali e é um assistente desportivo, por forma a permitir o enquadramento jurídico que lhe deu. E foi buscar, em defesa da sua dama, uma portaria do governo (do MAI?) que obriga à presença de “stewards” em recintos com capacidade superior a 25.000 pessoas. Portanto, no seu entender, aquela figura é vital para a realização dos jogos. Nesta altura, confesso, pasmei.
Ex-aluno (cábula) de Direito (onde não passei das meias-finais), pensei logo em duas coisas:
- se para recintos com capacidade acima de 25.000 pessoas é obrigatória a presença de “stewards”, abaixo daquela capacidade não o é. Ou seja: se o Hulk agredir um “steward” no Estádio dos Arcos, leva 3 jogos (o “steward” não tem de lá estar, pela citada portaria). Na Luz, leva 4 meses.
- por outro lado, a “interpretação extensiva” de DRC foi ironicamente curta. A obrigatoriedade da presença dos ditos senhores está condicionada à capacidade do estádio ou seja, entendeu o legislador que a presença de “stewards” é necessária quando o potencial número de espectadores ultrapasse aquele número. Fácil se torna perceber que entende o governo que devem as forças policiais ser auxiliadas, no que ao público diz respeito, por forças de segurança privada, coordenadas pelo director de segurança do estádio.
Ora se os “stewards” têm por função única auxiliar no controlo do público, que raio faz uma criatura dessas num túnel de acesso aos balneários? Havia risco de invasão de campo? Estavam os Super Dragões ou os No Name Boys a passar a vedação para dar uma tareia ao árbitro?
Isto não impede, nem branqueia, o comportamento dos jogadores no túnel (aliás, acho estranho que só se fale do Hulk e do Sapunaru népias). Foi um comportamento errado (com ou sem atenuantes) e que merece castigo. O problema está tão somente na definição do castigo.
Por outro lado, para os que acham que os 3 jogos ao Hulk é um castigo curto (e eu até estou de acordo), lembro que na verdade ele cumpriu 17.
Sem comentários:
Enviar um comentário