sábado, 8 de maio de 2010

Alfred Hitchcock restaurado


O British Film Institute vai restaurar nove das obras do período mudo do cineasta e apresentá-las publicamente em 2012, como peça central de uma retrospectiva dedicada a Hitch.


Antes dos grandes sucessos de Hollywood, Alfred Hitchcock realizou uma série de filmes, no seu período do mudo, na Grã-Bretanha, que já davam sinais do estilo, do trabalho de câmara e dos argumentos desenvolvidos pelo realizador nos trabalhos seguintes. Durante décadas, esses filmes estiveram esquecidos. Agora, o British Film Institute (BFI) vai restaurar nove dessas obras e apresentá-las numa série de sessões públicas em 2012, como peça central de uma retrospectiva dedicada ao realizador. Embora o "The Independent" avance que as exibições farão parte das Olimpíadas Culturais, o programa artístico que decorrerá em paralelo aos Jogos Olímpicos de Londres, ainda não há confirmação.

"Queremos analisar a influência [de Hitchcock] no mundo actual", justificou ao "Independent" Eddie Berg, director artístico do BFI. A directora do instituto, Amanda Neville, disse que a iniciativa irá "ressuscitar os filmes de Hitchcock que não estão na ponta da língua de toda a gente". Alguns deles precisam de restauro. "Três deles não poderão ser projectados - a dimensão dos danos seria enorme", acrescentou.


Entre os filmes que serão restaurados e apresentados incluem-se "The Pleasure Garden" (1925), "The Lodger" (1926) e "The Farmer's Wife" (1927). in Jornal O Público, de 8 de Maio

Há alguns anos atrás, talvez no início da década de 90, a RTP2 apresentou um extenso programa de divulgação da obra de Hitchcock, onde passaram algumas dezenas de filmes, muitos deles da época do cinema mudo, e completamente inéditos em Portugal.

Nesse ciclo, além dos clássicos, passaram, entre outros, os filmes The Lodger e The Farmer's Wife, referidos na peça do Público. Lembro-me perfeitamente porque tive a oportunidade de gravar o ciclo, de fio a pavio. Infelizmente, da primeira vez que tentei rever os filmes, o maldito gravador trucidou-me as duas cassetes onde eu tinha gravado a maior parte dos filmes inéditos!

Esta podia ser uma óptima oportunidade para a RTP2 retomar a programação cinematográfica que a celebrizou durante décadas, mesmo que para isso fosse necessário passar os filmes às 2 da matina.

Sem comentários:

Enviar um comentário