domingo, 25 de outubro de 2009

Prioridades

A organização Repórteres Sem Fronteiras publica anualmente um relatório do qual consta uma classificação que ordena os países pela liberdade de imprensa que neles se verifique. De uma lista de 175 países, Portugal ocupa um modesto 30º lugar, caindo 16 lugares relativamente à lista anterior.

Ouvi esta notícia pela primeira vez na TSF há uns dias e li-a hoje na revista do Público, numa nota envergonhada albergada numa rubrica sugestivamente baptizada "aconteceu em 3 minutos". Dirão-me que esta reacção tão mitigada da opinião pública nacional está de acordo com o 30º lugar da lista dos RSF. Faz sentido.

Mas não posso deixar de recordar do escândalo nacional que foi, profusamente comentado e discutido, quando Portugal caiu recentemente uma dezena de lugares no ranking da FIFA. Prioridades...

Entre os 29 países melhor classificados, contam-se os 3 países do Báltico, a Hungria e a República Checa, todos sob o manto soviético há pouco mais de 20 anos. Se seguirmos à risca os sábios ensinamentos de George Orwell quanto à evolução das revoluções, parece que Portugal já evoluiu para a fase «... mas uns são mais iguais do que os outros».

Sem comentários:

Enviar um comentário